sábado, 30 de agosto de 2008

50 ANOS DE MICHAEL JACKSON



Michael Joseph Jackson (GARY, Idiana, 29 de agosto de 1958) é um músico norte-americano, atuante como cantor, compositor,diretor,dançarino e instrumentista que começou a carreira aos cinco anos de idade como líder vocal do grupo Jackson 5.
Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta gravou o álbum mais vendido da história, Thriller; acumulou recordes e prêmios; e colocou um total de vinte cançôes no topo das paradas de sucesso.
Nos anos 80, foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Nos anos 90 se envolveu em escândalos de abuso sexual de menores. Por isso, interrompeu a carreira em duas ocasiões: em 1993 e em 2003, quando foi indiciado por sete crimes, julgado e inocentado perante júri popular. Atualmente prepara o lançamento do décimo álbum de estúdio para o ano de 2008.
Michael é o sétimo de nove filhos de Joseph e Katherine Jackson. A família inteira – incluindo os irmãos mais velhos, Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, La Toya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet – viveram juntos em uma pequena casa de dois quartos, e o pai sustentava a casa a duras penas trabalhando num moinho. Por vontade da mãe, mas contra o desejo do pai, as crianças tornaram-se Testimunhas de Jeóva e passaram a praticar a evangelização de porta em porta.
De acordo com as regras rígidas do pai, as crianças eram mantidas trancadas em casa enquanto ele trabalhava até tarde da noite. Entretanto, as crianças escapavam freqüentemente para as casas dos vizinhos, onde cantavam e faziam música. Os irmãos mais velhos mexiam na guitarra do pai Joseph sem sua permissão enquanto ele estava no trabalho. Até que um dia Joseph tomou consciência do talento de seus filhos e resolveu ganhar dinheiro com isso, e assim sair de Gary e ir para a Califórnia, para mais tarde serem contratados pela Montown.
Em 2006, Jackson saiu do período de reclusão que estava passando em Barahin desde que fora inocentado em 2005, e compareceu a diversas premiações e homenagens. A primeira delas foi a homenagem realizanda em maio de 2006 na MTV japonesa, durante a premiação da Video Music Awards japan '06. Nessa premiação, Jackson recebeu a Legend Awards - raramente concebida a alguém -, devido a ele ser o artista que mais vendeu no Japão, uma lenda viva da música. A imprensa em geral fez um enorme destaque pra esse evento, devido ao fato de que foi a primeira aparição pública que Jackson fez desde sua absolvição saindo de sua reclusão no Bahrin.
Também no ano de 2006, em Novembro, Michael compareceu ao Video Music Awards '06. Recebeu o Diamond Awards, dado a artistas que venderam mais de 100 milhões de discos. Durante a premiação, Jackson também recebeu o 9º certificado do Guinnes da semana, dado em razão das 114 milhões de cópias vendidas do álbum Thriller .

Nenhum comentário: