segunda-feira, 30 de junho de 2008

2 PAC


Alguns artistas vendem uma imagem, uma atitude e as pessoas compram. Tupac talvez seja o melhor exemplo disso. Sua rebeldia e capacidade de criar confusões foram superestimadas pela mídia americana sempre sedenta por polêmicas do Showbizz.
Tupac não teve vida fácil. Antes mesmo de nascer, sua mãe havia sido presa por motivos políticos. Integrante dos 'Black Panthers', fora acusada de um atentado a bomba. Afeni Shakur defendeu-se sozinha no tribunal sendo inocentada e solta dando à luz a Tupac poucos dias depois no Bronx,Nova York. A família passaria um período de instabilidade morando em Baltimore e depois em Marin City, Califórnia, onde Tupac teve contato com traficantes e gangues. Ele nunca conheceu seu pai biológico.
Adolescente, começou a entrar no mundo do Hip Hop como dançarino do Digital Underground para em 1991 lançar seu primeiro álbum, 2Pacalypse Now. No ano seguinte atuaria no filme 'Juice' mostrando talento acima da média para a tela grande. Fez no total 6 filmes contracenando com estrelas como Janet Jackson, James Belushi e Tim Roth.
Paralelamente o seu sucesso, Tupac foi acusado de alguns delitos tais como: tiroteio com policiais de Atlanta, abuso sexual de uma garota que conheceu em uma boate, tendo depois o levado a um motel (acusação à lá Mike Tyson...). Por esse crime teria uma curta passagem na cadeia. Foi a julgamento depois que um jovem cometeu um assassinato motivado, segundo ele, por uma música de 2Pacalypse Now (a não ser por esse simples fato não havia nada que ligasse Tupac ao homicida). Por essa acusação ele foi absolvido, mas a essa altura o rapper era figura carimbada em tribunais.
No ano de 94 quase morreu quando foram assaltado e baleado cinco vezes, e só para completar mudou a estética 'nova iorquina' de seus primeiros trabalhos para a postura agressiva da costa oeste, justo num momento em que políticos, imprensa, pastores, e demagogos de plantão fecharam o cerco ao rap gangsta.
Depois de seu assassinato em Las Vegas, rumores ligaram a Bad Boy recordes e Notórios BIG a sua morte devido a uma animosidade mútua alimentada em letras de rap, mas nada foi provado. A teoria mais provável é a de que o ataque seria uma retaliação após integrantes da Death Row (gravadora de Tupac) terem se envolvido numa briga com a gangue local. O fato é que o crime jamais foi solucionado.
Tupac deixou um grande acervo de músicas, tendo lançado alguns álbuns póstumos, o que ajudou a fomentar teorias que diziam que ele estaria vivo e escondido. Mas depois que foram divulgadas fotos de seu corpo recém-autopsiado na internet, só os mais crédulos ainda acreditam nessas teorias.
Rapper de talento e ator promissor, Tupac Shakur teve um fim precoce, mas para muitos esperados. Porém, na minha modesta opinião, sua morte foi meramente circunstancial, típico caso de estar no lugar errado e na hora errada.

Nenhum comentário: